domingo, 8 de maio de 2011

Jeffrey Shaw


Biografia de Jeffrey Shaw

  • Nascido em 1944, Jeffrey Shaw é conhecido como um dos principais atuantes na media artes, principalmente na área de artes interativas. Em diversas de suas obras, Shaw propõe novas formas de utilização de uma mídia já conhecida, como o cinema. Trazendo consigo novas e incríveis aplicações para o usuário através de sua própria influência sob o aparelho, trabalhando com instalações físicas expostas ao público que propõem a comunicação entre o ambiente virtual e o físico, através de uma interface instintiva e de fácil manuseio.

  • Desde o final dos anos 60 Jeffrey Shaw foi pioneiro no uso da interatividade e da virtualidade em suas instalações de arte. Suas obras foram expostas em grandes museus do mundo inteiro e festivais.

  • De 1991 até 2003 foi diretor do Instituto para Mídia Visual, no Centro de Arte e ZKM Karlsruhe Media, na Alemanha. Desde 2003, é fundador co-diretor do Centro de Cinema Interactive Research (iCinema) da Universidade de New South Wales, Sydney, Austrália.



Golden Calf




  • Jeffrey Shaw ironicamente oferece o Bezerro de Ouro como um objeto de culto pagão simulada por uma cultura pós-religiosa que se propaga ritualmente seus mitos e desejos através de mídia eletrônica. Com ironia poética que o artista realiza uma alquimia inversa, transformando o ouro em cristal líquido, ícone na moda, a ciência em fé. A mão de cor, o monitor LCD assente num pedestal branco simples oferece uma interface elegante e despretensiosa entre o material humano do mundo e habitam o mundo efêmero do ícone virtual bovina. Embora o ambiente é limitado, e as ligações entre os elementos pouco intrusivos, o espectador experimenta uma sensação diferente de liberdade e controle de manipulação este sistema de comparação com outros trabalhos artísticos neste meio, onde normalmente ele / ela está submersa em um cubículo escuro ou instalação sobrecarregados com equipamentos volumosos. Como resultado, o Bezerro de Ouro apresenta-se em uma relação muito diferente para seu público: em vez de o espectador a ser um objeto de diminuição da tecnologia, ela tem a sensação de ser um sujeito competente no comando do mundo virtual. Mas esse controle é real ou virtual ?

  • Levantando o monitor do pedestal, o bezerro vem à vista, colocada sobre um pedestal virtual que se assemelha a um real. Movendo os resultados são exibidos em uma mudança de perspectiva na panturrilha que corresponde exactamente à distância e ângulo do monitor para o pedestal. Em outras palavras, o bezerro é relativamente grande quando o display é colocado junto ao pedestal, como o aumento da distância, o bezerro fica menor, de acordo com as regras da perspectiva tradicional. Como o espectador circula o pedestal, o monitor de panelas 360 graus ao redor do bezerro. Mergulhando o monitor abaixo do plano de entablamento o pedestal revela inferior do bezerro, inversamente, como o monitor se eleva acima do plano superior, do bezerro vem à vista. Se o monitor entrar as coordenadas ocupadas pelo ícone virtual, uma propriedade especial é revelado: um sinistro, o vazio do outro. Se fosse olhar para dentro de um modelo de argila oca de um bezerro, seria ver a superfície interior totalmente articulado. Mas quando o espectador penetra o Bezerro de Ouro, não há interior para ver, apenas um leve esboço sugerindo a articulação exterior de suas extremidades anverso. Nesse sentido, o Bezerro de Ouro é pura superfície.


Nenhum comentário:

Postar um comentário